Barra social

Como organizar a casa


Viver num lar agradável, acolhedor e decorado com bom gosto é uma fonte de paz e equilíbrio. Fazer da sua casa esse recanto onde lhe apetece estar e a manter em condições, requer um pouco de esforço e muita imaginação. Aqui ficam algumas ideias e truques.

"A metade está feita quando as coisas têm um bom princípio."

  • Se se organizar bem, alternando as diferentes tarefas, não se verá obrigado a fazer limpezas gerais. Embora isso sim, não deixe de fazê-las quando se aproximar cada mudança de estação.
  • A maioria dos cozinhados não necessita que esteja sempre a olhar para o tacho enquanto coze. Por este motivo, enquanto tem a comida ao lume, aproveite para limpar algum canto da cozinha. Se, além disso, tiver posto a máquina a lavar, esse momento converter-se-á num fantástico três em um.
  • Passar a ferro é uma tarefa ingrata, mas necessária. Não deixe que a roupa se acumule no cesto ou será cada vez mais difícil meter mãos à obra. Recorde que, torna-se bastante mais leve engomar algumas peças vários dias por semana do que, encontrar uma montanha quando se decidir fazê-lo.
  • Enquanto realiza as suas tarefas, oiça música!
  • Levante-se com alguma antecedência,  respire fundo, espreguice-se, faça uns exercícios.
  • Repartir as tarefas por todos em casa, é imprescindível.
  • Uma vez por semana lembre-se de deitar uma panela de água a ferver no lava - loiça. O calor fará com que se dissolva a película de gordura acumulada nas canalizações, poupando-lhe entupimentos desnecessários.

"A técnica é um esforço para poupar esforço"

  • Depois de engomar ou dobrar a roupa e guardá-los nos armários não a ponha sempre em cima do monte mas sim debaixo da roupa que já lá estava. Assim conseguirá fazê-los rodar, usando todas as peças evitando que amareleçam e tomem mau cheiro por falta de uso.
  • Se tiver oportunidade de colher no campo plantas de lavanda, tomilho, alecrim, alfazema, seque-as em casa. Pode fazê-lo no microondas, envolvendo-as em papel de cozinha. Quando estiverem secas , coloque-as em saquinhos amachucadas e pendure-as nos armários com uma fita. Darão um aroma estupendo e não é tóxico como a naftalina e afins...
  • Para a casa de banho será melhor umas bolinhas de madeira perfumadas (por exemplo, bolinhas de cânfora previne o caruncho). Não as tire dos saquinhos onde estão embrulhadas, fure-os somente, porque o cheiro é demasiado intenso.
  • Os congeladores grandes, se tivermos espaço suficiente para os ter, constituem uma grande poupança em casa, já que permitem aproveitar os produtos de estação em estação. Recorde que os mais cómodos são os verticais de porta frontal. Reparta os produtos em diferentes secções : peixes, carnes, verduras, vários...escolha caixas ou sacos e etiquete tudo, escrevendo o conteúdo, a data e se as peças forem soltas (por exemplo: rissóis, croquetes...) indique também a quantidade, antes de congelar, caso contrário a etiqueta cairá.
  • As luzes fluorescentes iluminam muito bem e tornam-se mais económicas. Só evite instalá-las na casa de banho, pois ao espelho não ficaremos favorecidos...
  • As esponjas de banho demoram muito a secar, quando secam totalmente. E se ficam húmidas, estragam-se rapidamente. Para o evitar esprema-as sempre muito bem e coloque-as sobre uma rede ou deixe-as penduradas.
  • Se tem humidade nos armários uma solução barata e simples será colocar-lhes dentro um prato com sal grosso. Mas lembre-se de o substituir cada vez que estiver húmido, só assim será eficaz. Deverá também ventilar frequentemente as estantes e armários. Uma solução é deixar uma abertura, não fechar totalmente as portas destes para o ar se renovar.

"Não ponha o seu interesse no dinheiro, mas sim o dinheiro ao seu interesse."

  • Aproveite os espaços atrás da porta, colocando cabides ou ganchos para pendurar cintos, carteiras, o robe etc.
  • Não deite fora todas as caixas sem 1º lhe dar uma vista de olhos; algumas vale a pena guardar, até mesmo as dos sapatos, por exemplo para guardar meias, cintos, lenços, luvas, etc. Escolha as que se adaptam aos espaços disponíveis e forre-as com papel ou plástico auto-adesivo.
  • Quando se tem falta de espaço, uma forma de aproveitá-lo é instalar estantes em cima das portas ou nos quartos. Nelas pode guardar roupa de outra estação, livros velhos, etc. Para que não se encham de pó convém guardá-los em arquivadores ou caixas grandes. Poderá colocar-lhes etiquetas para se lembrar do conteúdo posteriormente.
  • Desligue sempre tanto a fritadeira, como o ferro de engomar, um pouco antes da última tarefa, verá que poupará no resultado da conta da luz no fim do mês.
Se quiser mais dicas e aprofundar este tema, visite o blogue da "Dona de Casa Perfeita". Ela até já foi várias vezes à TV.

Sem comentários:

Enviar um comentário