Barra social

Como gerir melhor o tempo e alcançar o sucesso

Actualmente, a vida das pessoas anda mais agitada: há mais distracções e devido há crise económica, é necessário trabalhar mais para compensar o excesso de cortes do Governo. Então, o segredo do sucesso é saber gerir o tempo, cada pacote de 24 horas que temos diariamente disponíveis. Quer ser bem sucedido? Então, siga os passos seguintes e comente a sua experiência.


Vamos observar as seguintes leis:

  • A Lei de Parkinson diz que, "o trabalho expande-se para preencher o tempo disponível a ser concluído".
  • A Lei de Pareto, afirma que em determinados fenómenos, 80% das consequências provém de 20% das causas.
  • A lei do retorno diminuído diz que,o tempo gasto nas tarefas, deve ser proporcional à importância das mesmas.
  • A lei da vantagem comparativa, propõe que não se envolva em tudo, delegue alguma coisa aos outros, ou seja sub-contrate.

Primeiro passo



No primeiro passo, começamos pelo básico: criar uma lista de objectivos e prioridades. Os objectivos podem ser de curto, médio e longo prazo. Podemos comparar os objectivos a uma viagem, partimos da origem e queremos chegar a um destino, e se usarmos um mapa ou um GPS, chegaremos facilmente ao nosso destino. Da mesma forma, podemos usar uma agenda, e listas de tarefas para facilitar a concretização dos nossos objectivos. Para quem não passa sem o computador, tablet, ou smartphone, existe o conceito Pomodoro, que consiste em dividir o trabalho em períodos de 25 minutos.

Segundo passo

O próximo "ingrediente" é o foco, ou concentração. A verdade é que, as técnicas relacionadas com a organização pessoal, têm como objectivo manter-nos focados. Vejam, o poder e eficiência do Laser só é possível, devido à concentração da luz num único feixe. Para a(o) ajudar a concentra-se proponho-lhe algumas técnicas de forma a escolher a que lhe agradar mais.
  • A meditação, é uma boa técnica que, praticada com regularidade, melhora de um modo geral, a saúde física e espiritual.
  • Jogar xadrez, também ajuda na concentração, especialmente, as crianças irrequietas.
  • Num sítio calmo, acenda uma vela, coloque-a em cima duma mesa, sente-se confortavelmente numa cadeira e fixe o olhar na chama da vela. Sem intenção religiosa, a ideia é focar-se apenas na chama, sem pensar em absolutamente nada. Faça este exercício diariamente, conseguirá dominar os seus pensamentos e melhorar a intuição. Concluindo, onde estiver a sua atenção, está o seu sucesso.

    Terceiro passo

Neste passo, voltamos ao que referi no inicio, ou seja, as ferramentas de apoio. O começo do ano, é ideal para iniciar o seu plano de gestão do tempo. Compre uma agenda de aspecto agradável e de tamanho o suficiente para que a possa levar sempre consigo. Nessa agenda, escreva nas primeiras páginas os seus objectivos de médio e longo prazo. Os de curto prazo são os próprios agendamentos. Também pode usar Post It's colados nas páginas, com  listas de compras, etc.


Sempre que finalizar uma tarefa, risque-a. Com o tempo, ao ver cada vez mais tarefas concluídas, vai sentir-se bem, mais confiante e triunfante.
Lembre-se, é necessário ser assertivo, ou seja, ouse dizer não quando necessário, porque os seus objectivos são importantes para si. Se tem muitas tarefas em mãos, delegue a outras pessoas, pois desta forma também vai aprender a lidar melhor com os outros e até quem sabe, pode descobrir um potencial inato para gerir recursos humanos.


Crianças distraídas

Para quem prefere ferramentas convencionais, use um temporizador de cozinha para cronometrar as suas tarefas. Este método é especialmente eficiente em crianças distraídas, aquelas a quem pedimos para fazerem os TPC, mas distraem-se com outras coisas. 

Software relacionado


Para quem utiliza muito o computador, ou possui um Smartphone, há algum software disponível que poderá ser bastante útil.
Para o conceito Pomodoro:



Opinião de outros autores

O meu objectivo é que fique o mais esclarecido possível, por isso, além da minha opinião, vou indicar-lhe artigos de outros acerca deste tema. É sempre bom conhecer opiniões diferentes.


Espero ter sido útil com este artigo, se tiver alguma questão, faça-o nos comentários.

Sem comentários:

Enviar um comentário