Actualmente, a vida das pessoas anda mais agitada: há mais distracções e devido há crise económica, é necessário trabalhar mais para compensar o excesso de cortes do Governo. Então, o segredo do sucesso é saber gerir o tempo, cada pacote de 24 horas que temos diariamente disponíveis. Quer ser bem sucedido? Então, siga os passos seguintes e comente a sua experiência.
Vamos observar as seguintes leis:
- A Lei de Parkinson diz que, "o trabalho expande-se para preencher o tempo disponível a ser concluído".
- A Lei de Pareto, afirma que em determinados fenómenos, 80% das consequências provém de 20% das causas.
- A lei do retorno diminuído diz que,o tempo gasto nas tarefas, deve ser proporcional à importância das mesmas.
- A lei da vantagem comparativa, propõe que não se envolva em tudo, delegue alguma coisa aos outros, ou seja sub-contrate.
Primeiro passo
No primeiro passo, começamos pelo básico: criar uma lista de objectivos e prioridades. Os objectivos podem ser de curto, médio e longo prazo. Podemos comparar os objectivos a uma viagem, partimos da origem e queremos chegar a um destino, e se usarmos um mapa ou um GPS, chegaremos facilmente ao nosso destino. Da mesma forma, podemos usar uma agenda, e listas de tarefas para facilitar a concretização dos nossos objectivos. Para quem não passa sem o computador, tablet, ou smartphone, existe o conceito Pomodoro, que consiste em dividir o trabalho em períodos de 25 minutos.
Segundo passo
O próximo "ingrediente" é o foco, ou concentração. A verdade é que, as técnicas relacionadas com a organização pessoal, têm como objectivo manter-nos focados. Vejam, o poder e eficiência do Laser só é possível, devido à concentração da luz num único feixe. Para a(o) ajudar a concentra-se proponho-lhe algumas técnicas de forma a escolher a que lhe agradar mais.
- A meditação, é uma boa técnica que, praticada com regularidade, melhora de um modo geral, a saúde física e espiritual.
- Jogar xadrez, também ajuda na concentração, especialmente, as crianças irrequietas.
- Num sítio calmo, acenda uma vela, coloque-a em cima duma mesa, sente-se confortavelmente numa cadeira e fixe o olhar na chama da vela. Sem intenção religiosa, a ideia é focar-se apenas na chama, sem pensar em absolutamente nada. Faça este exercício diariamente, conseguirá dominar os seus pensamentos e melhorar a intuição. Concluindo, onde estiver a sua atenção, está o seu sucesso.
Terceiro passo
Sempre que finalizar uma tarefa, risque-a. Com o tempo, ao ver cada vez mais tarefas concluídas, vai sentir-se bem, mais confiante e triunfante.
Lembre-se, é necessário ser assertivo, ou seja, ouse dizer não quando necessário, porque os seus objectivos são importantes para si. Se tem muitas tarefas em mãos, delegue a outras pessoas, pois desta forma também vai aprender a lidar melhor com os outros e até quem sabe, pode descobrir um potencial inato para gerir recursos humanos.
Para quem prefere ferramentas convencionais, use um temporizador de cozinha para cronometrar as suas tarefas. Este método é especialmente eficiente em crianças distraídas, aquelas a quem pedimos para fazerem os TPC, mas distraem-se com outras coisas.
Para quem utiliza muito o computador, ou possui um Smartphone, há algum software disponível que poderá ser bastante útil.
Para o conceito Pomodoro:
O meu objectivo é que fique o mais esclarecido possível, por isso, além da minha opinião, vou indicar-lhe artigos de outros acerca deste tema. É sempre bom conhecer opiniões diferentes.
Espero ter sido útil com este artigo, se tiver alguma questão, faça-o nos comentários.
Crianças distraídas
Software relacionado
Para quem utiliza muito o computador, ou possui um Smartphone, há algum software disponível que poderá ser bastante útil.
Para o conceito Pomodoro:
- Windows - pomodorotimer (gratuito)
- Mac - Pomodoro (Pago)
- Linux - Workrave (gratuito)
- iphone - Pomodoro Timer (gratuito)
- Android - Pomodoro Time Manager (gratuito)
- Google Chrome - Vários (gratuitos)
Opinião de outros autores
- "Como Ter Sucesso Profissional"
- "Como Gerir o Seu Tempo" (PDF)
- "Aprenda a Gerir o Tempo em Família"
- "Gestão do Tempo" (livro em PDF)
- "Gerir o tempo... ou a falta dele"
Espero ter sido útil com este artigo, se tiver alguma questão, faça-o nos comentários.
Sem comentários:
Enviar um comentário